Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de julho de 2014


Novo livro sobre a origem das Testemunhas de Jeová

A pouco tempo foi publicado um trabalho de pesquisa histórica sobre as Testemunhas de Jeová.
O trabalho é intitulado A Separate Identity: Organizational Identity Among Readers of Zion's Watch Tower: 1870-1887. Volumen One  (Uma identidade própria: identidade como grupo entre os leitores de A Torre de Vigia de Sião 1870-1887 Volume 1.).
Na realidade se trata de uma obra em duas partes, a primeira abrange principalmente 1870-1879.
O principal autor, B. W. Schulz, é um historiador e uma Testemunha de Jeová; o segundo autor, R. M. Vienne, não é testemunha. Mas uma característica marcante do livro é a sua falta de preconceito: ele não é um trabalho em defesa de Russell, nem é uma oposição, é uma pesquisa histórica, séria e profunda. Os autores já nos deram uma pequena demonstração do que há no primeiro livro desta série, intitulado: Nelson Barbour: The Millenium's Forgotten Prophet (Nelson Barbour:  O Profeta esquecido do Milênio), mas reconhecem que isso é apenas um aperitivo em comparação com o presente volume.

O livro começa por pintar um quadro detalhado e interessante da história da sociedade e mentalidade nos Estados Unidos no fim do século XIX, bem como uma biografia de Russell que abrange todos os anos antes do ponto de partida deste livro, como disse antes, é de 1870.
Nesta biografia e em todo o livro serão encontradas dezenas de detalhes inéditos sobre Russell. Mas, embora reconhecendo que Russell teve um papel central no desenvolvimento do grupo que acabou dando lugar as Testemunhas de Jeová, este trabalho presta atenção mais do que nunca para todas as outras personalidades que conviveram com  Russell e que também tiveram uma  grande importância .
O livro fala em detalhes de pessoas que influenciaram profundamente  Russell e seu grupo, como George Storrs e George Stetson. Também dos vários grupos que entraram em contato e como foi o seu relacionamento com eles. Por fim, analisa a relação de Russell e seu grupo com o movimento de Barbour e da decepção de 1878 e posterior ruptura entre Russell e Barbour.
Inclui um bom apêndice  falando sobre Russell e a Maçonaria, bem como artigos de controvérsia entre Russell e Barbour.
Tudo isso contendo muitas fotos, muitas delas inéditas, e uma quantidade enorme de notas, que lhe permitem verificar em que se baseiam cada uma das informações, de modo que é relativamente fácil para qualquer um investigar por si mesmo.
Segundo os autores, dependendo de quão bem sucedido seja o primeiro volume, publicará ou não o segundo.

2 comentários:

  1. Boa noite, caro(a) administrador(a);

    Parabéns pelas últimas postagens! Aproveito a oportunidade para sugerir um tema a ser tratado em seu rico blog: a criação da Bíblia.

    Perguntas como "Como a Bíblia foi formada e dividida? Como podemos confiar nos livros que permaneceram nela? Por que outros livros foram retirados? Qual o critério foi utilizado para retirá-los?" seriam bastante interessantes serem colocadas em pauta com uma opinião sua baseada em estudos.

    Abraços calorosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Caso tenha algum artigo de importância pode enviar para o blog, se corresponder ao interesse de todos e tiver embasamento bíblico poderá ser publicado.

      Excluir